Quem somos




História da Escola Municipal Alba Frota

Fortaleza - Ceará - Brasil

Alba de Mesquita Frota nasceu a 17 de setembro de 1906, no sítio Maraponga, em Parangaba, filha de Otávio Menescal da Frota e Maria de Mesquita Frota.

Estudou, desde o curso primário, no Colégio Imaculada Conceição, de onde saiu professora em 1925, fazendo parte da primeira turma de diplomadas, depois da equiparação daquele educandário à Escola Normal pedro II, do Rio de Janeiro.

Foi professora da Cidade da Criança e mais tarde nomeada diretora em substituição à D. Dilda Martins Rodrigues.

Dedicou-se, então, esclusivamente e com maior amor àquela escola que hoje tem seu nome.

Faleceu no mesmo desastre aéreo em que pereceu o Presidente Humberto de Alencar Castelo Branco, no dia 18 de junho de 1967.

O fundador da escolinha Alba Frota foi o Dr. Raimundo Alencar Araripe, que foi Prefeito de Fortaleza no período de 1937 a 1946, sendo inicialmente denominada de Cidade da Criança (26 de maio de 1937).

Preocupado com a problemática educacional, o Dr. Raimundo Alencar Araripe criou o serviço de educação infantil, baseado no Decreto/Lei nº 367, de 28/01/1938, com a seguinte organização didática:

Ensino pré-primário, jardim de infância de 3 a 6 anos, turno da manhã.
Parque de recreio para criança de 7 a 14 anos, no turno da tarde, com atividades variadas.

Em 10/10/1967, de acordo com o Decreto/Lei nº 2962, surge uma nova denominação: Serviço de Educação Infantil, por sugestão da escritora cearense Raquel de Queiroz.

A Escola Municipal Alba Frota  atualmente  realiza atendimento ás crianças na faixa etária de 3 a 6 anos  de idade,buca cumprir duas funções indispensáveis:o cuidar e o educar,complementando a ação da familia e da comunidade.Lembramos que cuidar aqui não se relaciona somente em cuidados com a higiene física,mas também  ao importante papel na disseminação de informações que levem família e sociedade a melhor compreender a tender à criança pequena.

Sendo assim,a Escola Municipal Alba Frota considera a infância como um período de suma importância para o desenvolvimento infantil sendo prioridade para este período, a interação da criança com crianças  da mesma idade,de idades diferentes,com adultos,com outras crianças e o meio em geral.