Programas e Projetos


ESCOLA MUNICIPAL ALBA FROTA


PROJETO: “TRADIÇÕES DO FOLCLORE BRASILEIRO”

REGENTE: ANTÔNIA WELA FERNANDES BASTOS

APOIO:

DURAÇÃO:

OBJETIVO:
Entende-se por folclore o conjunto de crenças, lendas, festas, superstições, artes e costumes de um povo. Tal conjunto normalmente é passado de geração a geração por meio dos ensinamentos e da participação real dos festejos e dos costumes. De origem inglesa, o folclore é uma palavra originada pela junção das palavras folk, que significa povo; e lore, que significa sabedoria popular. Formou-se então a palavra folclore que quer dizer sabedoria do povo.
O folclore assume grande importância na história de todos os povos, pois por meio desse conjunto pode-se conhecer a antiga cultura e a formação da cultura presente nos dias de hoje. Dentre as características que possui é possível identificar os fatos folclóricos a partir do anonimato, já que todos os componentes folclóricos são de autoria desconhecida; da aceitação coletiva, já que cada pessoa absorve a essência folclórica e a repassa aos outros a partir de seu entendimento próprio; e da transmissão oral, já que antigamente não havia meios de comunicação como na atualidade. Para manter vivo o folclore típico de cada região existem datas específicas para a realização dos festejos e artes. ( Fonte: Folha Brasil )
Ao explorar a cultura popular e nossa história, o Projeto “TRADIÇÕES DO FOLCLORE BRASILEIRO” visa aproximar cada vez mais as crianças deste universo, por meio de contação de histórias, músicas e teatro. Acreditamos que, desta forma, estaremos estimulando nos alunos o interesse pelas raízes do povo brasileiro de uma forma geral.

Curiosidades:
-  É comemorado com eventos e festas, no dia 22 de Agosto, aqui no Brasil, o DIA DO FOLCLORE
- Em 2005, foi criado do Dia do Saci, que deve ser comemorado em 31 de outubro. Festas folclóricas ocorrem nesta data em homenagem a este personagem. A data, recém criada, concorre com a forte influência norte-americana em nossa cultura, representada pela festa do halloween- Dia das Bruxas.
- O Folclore também é protegido por lei, está previsto na Constituição Federal de 1988, nos artigos 215 e 216, que tratam da proteção do patrimônio cultural brasileiro: “os bens materiais e imateriais, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira”. 

PÚBLICO PRIORITÁRIO:
ALUNOS DO INFANTIL III, IV, V, 1º ANO, 2º ANO E 3º ANO.
METODOLOGIA:
Levar o grupo de alunos à biblioteca, de acordo com o agendamento semanal, para atividades de leitura (formal ou de imagens), teatro, manuseio de fantoches, desenho e pintura.
ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS:
SEMANA (06/08 à 10/08): LENDAS
Explorar com as crianças o significado da palavra FOLCLORE. Leitura da lenda do Saci-Pererê. Ouvir a no CD do livro, cantar com os alunos a música do Saci, fazer a representação da música por meio de gestos. LIVRO: Mitos. Autor: Marcelo Xavier. Editora: Saraiva.
Saci-Pererê
O Saci-Pererê é representado por um menino negro que tem apenas uma perna. Sempre com seu cachimbo e com um gorro vermelho que lhe dá poderes mágicos. Vive aprontando travessuras e se diverte muito com isso. Adora espantar cavalos, queimar comida e acordar pessoas com gargalhadas.
Boitatá
Representada por uma cobra de fogo que protege as matas e os animais e tem a capacidade de perseguir e matar aqueles que desrespeitam a natureza. Acredita-se que este mito é de origem indígena e que seja um dos primeiros do folclore brasileiro. Foram encontrados relatos do boitatá em cartas do padre jesuíta José de Anchieta, em 1560. Na região nordeste, o boitatá é conhecido como "fogo que corre".

Lobisomem
Este mito aparece em várias regiões do mundo. Diz o mito que um homem foi atacado por um lobo numa noite de lua cheia e não morreu, porém desenvolveu a capacidade de transforma-se em lobo nas noites de lua cheia. Nestas noites, o lobisomem ataca todos aquele que encontra pela frente. Somente um tiro de bala de prata em seu coração seria capaz de matá-lo.
Curupira
Assim como o boitatá, o curupira também é um protetor das matas e dos animais silvestres. Representado por um anão de cabelos compridos e com os pés virados para trás. Persegue e mata todos que desrespeitam a natureza. Quando alguém desaparece nas matas, muitos habitantes do interior acreditam que é obra do curupira.
Mula-sem-cabeça
Surgido na região interior, conta que uma mulher teve um romance com um padre. Como castigo, em todas as noites de quinta para sexta-feira é transformada num animal quadrúpede que galopa e salta sem parar, enquanto solta fogo pelas narinas.
Boto
Acredita-se que a lenda do boto tenha surgido na região amazônica. Ele é representado por um homem jovem, bonito e charmoso que encanta mulheres em bailes e festas. Após a conquista, leva as jovens para a beira de um rio e as engravida. Antes de a madrugada chegar, ele mergulha nas águas do rio para transformar-se em um boto.
2ªSEMANA (13 á 17):
 ADIVINHAÇÕES ,TRAVA-LINGUAS E DITADOS POPULARES
Assistir ao vídeo Folclore, fazer o reconto da história oralmente. Brincar com as crianças de adivinhações e trava língua. LIVRO: O livro do trava-lingua. Autora: Ciça. Editora: Ática.
3ª SEMANA (20 à 24/08): FÁBULAS
Leitura da fábula “O PASTORZINHO E O LOBO”, de Esopo. Explorar a moral da história e a importância de se falar a verdade. Fazer teatro da história com os alunos. Manuseio livre dos livros das fábulas e mitos fazendo a leitura (formal ou de imagens). Coleção Folclore Divertido.
4ª SEMANA (27 À 31/08): BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS
Apresentar para as crianças alguns brinquedos tradicionais do Folclore, deixar que as crianças utilizem os brinquedos. Brincar de ciranda com as crianças, ouvir músicas tradicionais de rodas realizando os passos. LIVRO: Manual das brincadeiras perdidas. Autora: Beth Fernandes. Editora: Premius.

Informamos que a Biblioteca dispõe de todos os textos trabalhados no projeto caso a professora queira utilizar também em sala, bem como  outros materiais que abordam o tema.
Aproveitamos para agradecer a colaboração de todas e dizer que nos colocamos à disposição para empréstimos de livros, revistas e jogos.

Tia Neide e Sâmara

Nenhum comentário: