quinta-feira, 25 de outubro de 2012

EMEIFAlba Frota promove Ensino Integrado ao Mundo Digital

Na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental (Emeif) Alba Frota, localizada no Centro de Fortaleza, tudo o que se ensina e se aprende, dentro e fora de sala de aula, por todos que compõem o corpo de funcionários e alunos, transforma-se em textos, fotos, vídeos e comentários. Aplica-se no colégio uma forma simples e moderna da pedagogia contemporânea, de maneira didática, atualizada, comprometida, mas também lúdica. É que os alunos e professores da escola Alba Frota abastecem um blog educativo-cultural.
"O Blog da Emeif Alba Frota surgiu da necessidade de inclusão dos alunos no mundo digital, sintonizando a escola com os dias atuais, ao mesmo tempo em que se observa que o blog é um excelente instrumento de facilitação da aprendizagem. A escola estimula o uso do blog como ferramenta de aprendizagem educacional no sentido da interação com o mundo e a troca de ideias dos professores e alunos", resume a professora regente do projeto, Márcia Siqueira.
A Emeif recebe alunos da Educação Infantil ao 2º ano do Ensino Fundamental I (idade 03 a 08 anos). A partir da faixa etária, Márcia explica como se dá o processo de colaboração dos discentes. "Por serem alunos com faixa etária menor, organizamos um grupo de estudantes do segundo ano do ensino fundamental, com 08 anos, nos turnos da manhã e da tarde, que ajudam na edição das reportagens". Ela conclui citando que a equipe pedagógica é responsável pelas revisões de conteúdo.
O espaço do blog é destinado a qualquer texto, foto ou vídeo, sobre temas relacionados ao ambiente de sala de aula ou de fora da escola. As divulgações são ora de projetos docentes, ora das atividades dos jovens.
Com o acompanhamento, a professora crê num maior potencial de desenvolvimento do aprendizado, tanto nas disciplinas tradicionais quanto na interação com a tecnologia virtual. "Dessa forma, os trabalhos de classe ou as criações individuais ou coletivas podem estar no blog, sempre com o acompanhamento dos professores".
O Blog da Emeif Alba Frota é "abastecido" mensalmente. A rigor, nada se perde do que é produzido pelas jovens e também experientes mentes humanas dali. Tudo se converge... Na internet. No blog.
Auxílio da Prefeitura
A Prefeitura de Fortaleza coopera na manutenção do blog. O Coordenador do Laboratório de Informática Educativa da Regional II, Vuldemberg Farias, ajuda no acompanhamento pedagógico das informações, utilização deste instrumento e nas divulgações dos trabalhos nas escolas.


Acesso:19/10/2012




 

 

 

 




 

Nenhum comentário: